Resposta Ibero-americana das PAOs ao Covid-19

Manuel Arias | March 27, 2020 |

Available Languages: English | Bosnian | Portuguese | Spanish

Estamos vivendo tempos difíceis, mas estamos vivendo neles juntos. Para navegar com sucesso nesse novo ambiente, as organizações profissionais de contabilidade (PAOs) devem aprender e se apoiar o máximo possível – e isso significa que devemos nos manter conectados.

As PAOs ibero-americanas e as partes interessadas se reuniram rapidamente –  mais de 25 representantes de 13 jurisdições diferentes e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) – no final de março, em uma videoconferência via Zoom Meeting, para discutir suas estratégias e planos para esta situação única. No espírito de colaboração, estamos compartilhando alguns dos desafios, ideias e soluções discutidos. Esperamos que eles gerem ideias sobre como navegar nesse "novo normal" na sua PAO.

Divulgação com alta credibilidade. As PAOs têm um papel fundamental na disseminação de mudanças regulatórias durante o Covid-19. Governos de todo o mundo estão implementando diferentes medidas em um ritmo acelerado para lidar com os impactos sociais e econômicos do vírus. Por sua vez, os clientes procuram os conselhos de seus contadores sobre o que as mudanças significam para seus negócios. Dada a quantidade significativa de informações erradas disponíveis, pode ser difícil entender as mudanças regulatórias. As PAOs devem intensificar as comunicações com seus membros e a comunidade empresarial sobre os impactos. Algumas PAOs também desenvolveram ou redirecionaram linhas diretas de consultas técnicas já existentes e contas de e-mail dedicadas para ajudar seus membros a responder a perguntas.

O e-learning é o novo normal. A mudança cultural está impactando dramaticamente os profissionais ibero-americanos. Tradicionalmente, os profissionais participam de atividades de treinamento presenciais como parte de seu desenvolvimento profissional continuado. Agora, o e-learning é a única solução. As PAOs estão acompanhando essa mudança usando diferentes plataformas de mídia para comunicar-se com seu público, algumas gratuitas e outras pagas, para garantir a continuidade do serviço. Às vezes, as soluções mais fáceis são as mais eficazes – o YouTube é um recurso gratuito e algumas PAOs estão aproveitando a plataforma para enviar regularmente vídeos com mensagens e treinamento importantes.

Risco de liquidez. O principal impacto em curto prazo, como resultado do Covid-19, particularmente para os pequenos escritórios e para os autônomos, são os níveis de liquidez. Em curto prazo, é provável que esses profissionais sejam os mais impactados significativamente. Como a maioria das empresas não está operando, em breve haverá falta de liquidez. Isso afetará contadores, auditores e as PAOs, honestamente, que não têm uma solução fácil para isso.

Advogando pela mudança necessária. O que as PAOs podem fazer para apoiar seus membros é defendê-los e as PAOs estão fazendo isso a taxas incríveis. Uma quantidade de trabalho significativo junto aos governos e órgãos reguladores já foi realizada para permitir flexibilidade nas obrigações de contabilidade e auditoria, particularmente relacionadas a extensões de registros fiscais. Algumas iniciativas destacadas para promover políticas financeiras que garantam linhas de crédito para empresas de pequeno e médio porte e profissionais autônomos.

Mudando para trabalhar remoto. A maioria das PAOs já possuía processos para trabalhar remoto. O principal desafio não é a mudança na tecnologia, mas a mudança na rotina. Compaixão e compreensão à medida que todos se adaptam às mudanças podem levar a uma longa jornada.

Continue visitando a página da Ifac Covid-19 para obter novas informações.

 

Click here to view presentation slides.

 

Manuel Arias

Senior Technical Manager, Quality & Development, IFAC

Manuel Arias is a Senior Technical Manager, Quality & Development at IFAC, where he leads the Member Compliance Program’s operations and has responsibilities over Latin America, North America, and some European member organizations. He was previously the Inter-institutional Relations and Strategy Manager at the INCP—Colombian PAO and was previously employed in the Colombian Red Cross. Manuel has a Master’s of Business Administration (MBA) from the Universidad de los Andes—Colombia and a degree in Economics from the Universidad Nacional—Colombia.  See more by Manuel Arias

 

Join the Conversation

To leave a comment below, login or register with IFAC.org

 

Thank you for your interest in our publications. These valuable works are the product of substantial time, effort and resources, which you acknowledge by accepting the following terms of use. You may not reproduce, store, transmit in any form or by any means, with the exception of non-commercial use (e.g., professional and personal reference and research work), translate, modify or create derivative works or adaptations based on such publications, or any part thereof, without the prior written permission of IFAC.

Our reproduction and translation policies, as well as our online permission request and inquiry system, are accessible on the Permissions Information web page.

For additional information, please read our website Terms of Use. ALL RIGHTS RESERVED.