Preparing Future-Ready Professionals

Unidos pela Contabilidade - Inovação e Resiliência entre os Países de Língua Portuguesa

Paula Franco | September 24, 2020

Available Languages: English | Portuguese

Num momento marcado pela pandemia que a todos nos afeta pessoal, profissional, económica, financeira e socialmente, a união em torno dos valores e princípios culturais e profissionais que nos unem é essencial para reforçar o interesse público e valor acrescentado da auditoria e contabilidade.

Em torno de uma língua, de uma cultura, de uma ciência e de princípios e padrões profissionais, nasceu a União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP), organização que reúne 750 mil contabilistas e auditores que juntos, em plena cooperação, colaboração e comunhão partilham as melhores práticas tendentes ao desenvolvimento da profissão.

Com um ano de existência, a UCALP viu-se impossibilitada de concretizar muitas das suas atividades, no entanto, com a flexibilidade, capacidade de inovação e resiliência que caracteriza os profissionais da auditoria e contabilidade, criadores de novas oportunidades e ferramentas para ultrapassar obstáculos em tempos de crise, a organização reinventou-se e não deixou nas mãos de outros a concretização do seus objetivos.

Exemplo mor desse contínuo esforço, foi a realização da conferência digital “Unidos pela Contabilidade”, no passado dia 24 de setembro. Nesta sessão, reuniram-se os mais altos representantes da OCC (Portugal), OCAM (Moçambique), OROC (Portugal), IBRACON (Brasil), CFC (Brasil), OCPCA (Angola), OPACC (Cabo Verde), OTOCA (São Tomé e Príncipe), ORNATOC-GB (Guiné Bissau) e CRAC (Macau) para uma interessante e produtiva discussão sobre o papel dos contabilistas e auditores ao longo da presente pandemia nos países de língua portuguesa, o papel das suas organizações profissionais e as perspetivas futuras para os profissionais e os seus clientes.

A UCALP, como plataforma de interligação e cooperação entre profissionais, continuará a trabalhar pelo desenvolvimento da profissão em todos os países de língua portuguesa, reforçando o interesse público e o valor acrescentado pelos profissionais junto da economia global.

 

Paula Franco

Paula Franco, partner of an small accountancy firm, tax advisor and trainer, is president of Ordem dos Contabilistas Certificados Portugal (OCC) and União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP) and Vice-President of Comité Latino Europa-América (CILEA). See more by Paula Franco

  

Join the Conversation

To leave a comment below, login or register with IFAC.org

 

Thank you for your interest in our publications. These valuable works are the product of substantial time, effort and resources, which you acknowledge by accepting the following terms of use. You may not reproduce, store, transmit in any form or by any means, with the exception of non-commercial use (e.g., professional and personal reference and research work), translate, modify or create derivative works or adaptations based on such publications, or any part thereof, without the prior written permission of IFAC.

Our reproduction and translation policies, as well as our online permission request and inquiry system, are accessible on the Permissions Information web page.

For additional information, please read our website Terms of Use. ALL RIGHTS RESERVED.

Agree