Skip to main content
Available Languages:

Num momento marcado pela pandemia que a todos nos afeta pessoal, profissional, económica, financeira e socialmente, a união em torno dos valores e princípios culturais e profissionais que nos unem é essencial para reforçar o interesse público e valor acrescentado da auditoria e contabilidade.

Em torno de uma língua, de uma cultura, de uma ciência e de princípios e padrões profissionais, nasceu a União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP), organização que reúne 750 mil contabilistas e auditores que juntos, em plena cooperação, colaboração e comunhão partilham as melhores práticas tendentes ao desenvolvimento da profissão.

Com um ano de existência, a UCALP viu-se impossibilitada de concretizar muitas das suas atividades, no entanto, com a flexibilidade, capacidade de inovação e resiliência que caracteriza os profissionais da auditoria e contabilidade, criadores de novas oportunidades e ferramentas para ultrapassar obstáculos em tempos de crise, a organização reinventou-se e não deixou nas mãos de outros a concretização do seus objetivos.

Exemplo mor desse contínuo esforço, foi a realização da conferência digital “Unidos pela Contabilidade”, no passado dia 24 de setembro. Nesta sessão, reuniram-se os mais altos representantes da OCC (Portugal), OCAM (Moçambique), OROC (Portugal), IBRACON (Brasil), CFC (Brasil), OCPCA (Angola), OPACC (Cabo Verde), OTOCA (São Tomé e Príncipe), ORNATOC-GB (Guiné Bissau) e CRAC (Macau) para uma interessante e produtiva discussão sobre o papel dos contabilistas e auditores ao longo da presente pandemia nos países de língua portuguesa, o papel das suas organizações profissionais e as perspetivas futuras para os profissionais e os seus clientes.

A UCALP, como plataforma de interligação e cooperação entre profissionais, continuará a trabalhar pelo desenvolvimento da profissão em todos os países de língua portuguesa, reforçando o interesse público e o valor acrescentado pelos profissionais junto da economia global.

Image
Paula Franco

President

Paula Franco was born on September 29, 1969, in Lisbon. She is a certified accountant, tax consultant and trainer. She owns an accountancy and tax consultancy SME and has been the President of Ordem dos Contabilistas Certificados (Portugal) since 2018.

She is the author of technical opinions and various articles published in various media. She has been an interlocutor in clarification sessions and seminars on taxation and accounting in Portugal and all over the world.

She is also a member of expert groups from international organizations such as EFAA, FCM and CILEA. In the latter organization, she holds one of the vice-presidencies and she imported the best practices and international contributions to the profession in Portugal. She is president of the Portuguese-speaking Union of Accountants and Auditors (UCALP), created in 2019.